Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DaniellaOkida_TeresaSantos_tcc.pdf8,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cartografia e geoprocessamento aplicados ao planejamento urbano : diagnóstico do transporte público do Setor Noroeste
Autor(es): Okida, Daniella Tiemi Sasaki
Santos, Teresa Queiroz dos
Orientador(es): Silva Júnior, Eleudo Esteves de Araújo
Coorientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Brasília (DF) - transporte público
Cartografia
Geoprocessamento
Planejamento urbano
Data de apresentação: 4-Jul-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: OKIDA, Daniella Tiemi Sasaki; SANTOS, Teresa Queiroz dos. Cartografia e geoprocessamento aplicados ao planejamento urbano: diagnóstico do transporte público do Setor Noroeste. 2016. ix, 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho consiste no levantamento teórico dos temas centrais da pesquisa: cartografia, geoprocessamento e planejamento urbano aplicados ao caso do transporte público no Setor Noroeste, Brasília/DF, no diagnóstico da situação atual do sistema de transporte público, e posterior comparação com as premissas estabelecidas pela Terracap. Para a pesquisa bibliográfica utilizou-se como fonte de informações artigos, relatórios e livros. Utilizou-se o software SPRING desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, bem como o AutoCAD (Autodesk) para fazer os levantamentos de dados e avaliação dos mapas gerados com base em imagens da série Landsat (Land Remote Sensing Satellite) e também obtidas pelo software Google Earth Pro. A partir dos resultados do estudo, verificou-se que o abastecimento do transporte público do Setor Noroeste está aquém do planejado no projeto urbanístico e previsto pela Terracap. Além disso, demonstrou-se a eficiência do software SPRING como uma ferramenta SIG de grande utilidade para analisar elementos capazes de fornecer dados e informações necessários para a execução de diagnósticos que podem fundamentar ações de planejamento urbano. Desse modo, neste estudo, a engenharia foi utilizada para avaliação e criação de mapas do transporte público obtidos através da ferramenta SPRING de geoprocessamento na região do setor Noroeste – Brasília/DF. Com isso, observou-se a situação não satisfatória do número de paradas de ônibus na região e a necessidade da adequação da situação atual ao que dispõe o Plano de Gestão Ambiental de Implantação para a região, apresentado pela Terracap.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons