Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16968
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ViniciusManfriniOliveiraSouza_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos fundamentais para a análise de estabilidade de taludes de barragens durante rebaixamento rápido
Autor(es): Souza, Vinícius Manfrini Oliveira
Orientador(es): Assis, André Pacheco de
Assunto: Barragens
Reservatórios
Taludes (Mecânica do solo)
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: SOUZA, Vinícius Manfrini Oliveira. Aspectos fundamentais para a análise de estabilidade de taludes de barragens durante rebaixamento rápido. 2016. xiii, 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O reservatório de uma barragem exerce uma força contrária ao movimento de deslizamento do talude de montante deste barramento. Em contrapartida, a presença de água no maciço diminui a estabilidade deste. Desta forma, o rebaixamento rápido do reservatório pode provocar a instabilidade da barragem. A análise de estabilidade de taludes durante o rebaixamento rápido depende de parâmetros que, muitas vezes, são de difícil determinação, assim, frequentemente esta análise é feita de forma simplificada, considerando que o abaixamento do nível d’água ocorre instantaneamente, ou seja, não há tempo para a dissipação da poropressão presente no maciço. Entretanto, este fenômeno acontece gradualmente e com a dissipação das pressões neutras. Assim sendo, este trabalho visa comparar estas duas formas de análise. Para isto, será utilizado o programa de elementos finitos GeoStudio para o estudo de percolação em regime permanente e transiente, que fornecerá parâmetros para a análise de estabilidade de taludes. Este estudo será feito para três seções simples de barragens, sendo uma homogênea, outra de enrocamento com núcleo argiloso de 40 metros de comprimento e, finalmente, uma barragem também de enrocamento, mas com um núcleo argiloso de 24 metros de comprimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons