Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IsadoraRezendeSilva_tcc.pdf27,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do método de cargas máximas totais diárias de nutrientes na bacia do Córrego Rodeador – DF
Autor(es): Silva, Isadora Rezende de Oliveira
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Gomes, Lenora Nunes Ludolf
Assunto: Macronutrientes
Água - poluição
Bacias hidrográficas
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: SILVA, Isadora Rezende de Oliveira. Aplicação do método de cargas máximas totais diárias de nutrientes na bacia do Córrego Rodeador – DF. 2016. 95 f. il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Nas regiões agrícolas, a carga de macronutrientes oriunda da poluição difusa pode impossibilitar o aproveitamento do manancial para diversos usos. No controle das fontes de poluição difusa, a política americana, cargas máximas totais diárias (TMDLs), e a brasileira, enquadramento, têm abordagens distintas, mas ambas consideram os processos biogeoquímicos da bacia e o padrão desejado em função dos usos. No programa de TMDLs, o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT) pode fornecer os subsídios necessários para a sua implementação. Este trabalho teve como objetivo aplicação do processo de TMDLs de nutrientes na bacia do córrego Rodeador, aplicando o modelo SWAT. A primeira etapa do trabalho consistiu na estruturação da base de dados, modelagem e calibração do SWAT. A segunda compreendeu a análise das cargas geradas e as reduções para adequação ao enquadramento. Os resultados obtidos mostraram que o SWAT representou satisfatoriamente a vazão do córrego após a calibração (NSE = 0,64). A carga de nutrientes não foi calibrada de maneira satisfatória devido à baixa qualidade da análise dos dados disponíveis. A aplicação do modelo se mostrou adequada para o processo de TMDLs, possibilitando a compreensão das dinâmicas temporais e espaciais de geração de nutrientes da bacia. Foi identificada a necessidade de redução do aporte de fósforo total e de nitrato para adequação do córrego Rodeador ao enquadramento. A alternativa de redução modelada consistiu na reconstituição da mata ciliar, que se mostrou capaz de reduzir o aporte de fósforo total e de nitrogênio total.
Informações adicionais: Monografia (bacharelado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.