Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DiegoAraujoDaPalma_tcc.pdf1,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Monitoramento de qualidade da água com o enfoque ciência cidadã : estudo de caso em Brazlândia/DF
Autor(es): Palma, Diego Araújo da
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Gomes, Lenora Nunes Ludolf
Assunto: Água - qualidade
Recursos hídricos
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: PALMA, Diego Araújo da. Monitoramento de qualidade da água com o enfoque ciência cidadã: estudo de caso em Brazlândia/DF. 2016. 91 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O monitoramento da qualidade da água é uma atividade primordial para a gestão dos recursos hídricos, fornecendo dados básicos que servem de suporte ao planejamento e ao gerenciamento. Entretanto, percebem-se lacunas espaciais e temporais nos dados de monitoramento dos corpos d’água no Brasil devido, principalmente, às suas dimensões continentais e à falta de recursos para o aumento da densidade de pontos de monitoramento, atividade que apresenta custos elevados para instalação e operação das estações para coleta de informações. Visando ao preenchimento dessas lacunas a abordagem da Ciência Cidadã mostra-se como uma solução interessante e de custos reduzidos, em que voluntários da comunidade participam do monitoramento dos corpos hídricos das regiões onde vivem, gerando dados sobre a qualidade da água. Concomitantemente, a comunidade envolvida no acompanhamento poderá estar cada vez mais envolvida no processo de vigilância sanitária e ambiental, tornando-se melhor informada sobre as condições locais, estimulada à buscar melhorias quanto aos recursos hídricos. É uma abordagem que, além de auxiliar na geração de dados para pesquisas e políticas públicas, é orientada à incorporação de preceitos democráticos através do saber fazer e da educação voltada à cidadania. Com base na importância do monitoramento da qualidade da água e dos benefícios que podem ser esperados da participação social, este trabalho buscou analisar a aplicabilidade e a conformidade dos dados gerados com o enfoque da ciência cidadã no monitoramento de parâmetros de qualidade da água, onde cidadãos voluntários (neste projeto referidos como sentinelas da bacia) utilizaram um kit para monitoramento de parâmetros de qualidade de água e, de maneira simultânea, responderam a questionários relacionados as suas percepções quanto aos aspectos referentes à qualidade da água, constituindo-se um monitoramento mais subjetivo Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que a abordagem da Ciência Cidadã, voltada ao monitoramento de qualidade da água, é promissora, com geração de dados relevantes pelos cidadãos. Ao mesmo tempo, observou-se que alguns aspectos relacionados ao método de coleta e análise das amostras requerem novos estudos e avaliações. A análise das respostas dos sentinelas aos questionários de campo contribuíram positivamente para o entendimento da evolução de suas percepções relativas às esferas ambiental e social associadas ao gerenciamento dos corpos aquáticos localizados próximos a sua comunidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.