Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LilianaCristinaSantos.pdf700,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção das estratégias organizacionais e dos fatores críticos de sucesso das micro e pequenas empresas de cafés em Brasília
Autor(es): Santos, Liliana Cristina
Orientador(es): Hoffmann, Valmir Emil
Assunto: Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Pequenas e médias empresas
Sucesso nos negócios
Data de apresentação: 4-Fev-2011
Data de publicação: 26-Mai-2011
Referência: SANTOS, Liliana Cristina. Percepção das estratégias organizacionais e dos fatores críticos de sucesso das micro e pequenas empresas de cafés em Brasília. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal identificar as principais estratégias, os processos de elaboração das estratégias e os fatores críticos de sucesso nas micro e pequenas empresas. O estudo se justifica pela importância social e econômica das micro e pequenas empresas, pelo crescimento do ramo de cafés e cafeterias assim como pela deficiência de pesquisas que se utilizam da relação estratégia - fatores críticos de sucesso. Para tanto, foram utilizados como base na literatura acadêmica os assuntos sobre os principais temas abordados. A fundamentação do estudo se deu através de uma pesquisa descritiva e quantitativa, onde a coleta de informações se deu através de survey no setor alimentício e ramo de cafeterias e cafés em Brasília com aplicação direta de questionários em estabelecimentos comerciais. Os informantes foram seus gerentes ou proprietários, compondo a amostra de 34 participantes. Averigou-se a utilização de 4 estratégias genéricas, sendo uma delas predominante: a diversificação. Do mesmo modo, identificou-se a utilização de 3 tipos de elaboração de estratégia com, na qual duas delas maior freqüência: o modo empreendedor e o modo incremental. Por fim, vislumbrou se que o fator crítico de sucesso visita freqüente dos proprietários ou gerentes às organizações contribui com leve predominância dentre os demais fatores: única unidade de operações, procedimentos operacionais padrão, planejamento estratégico, responsabilidades interpessoais e sociais, liderança eficaz, relações humanas e nível financeiro. A relevância deste estudo se dá pela identificação destas variáveis atrelada aos fatores percebidos como importantes para a manutenção e sobrevivência da empresa no mercado na busca de um posicionamento competitivo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1695
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons