Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CeciliaMoreiraLemos_PauloVictorSilva_tcc.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de indicadores para priorização das intervenções em bacias hidrográficas : estudo de caso R.A. Varjão
Autor(es): Lemos, Cecilia Moreira Lima de
Silva, Paulo Victor Cornélio e
Orientador(es): Campana, Nestor Aldo
Assunto: Saneamento
Meio ambiente
Bacias hidrográficas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Mai-2017
Referência: LEMOS, Cecilia Moreira Lima de ; SILVA, Paulo Victor Cornélio e. Sistema de indicadores para priorização das intervenções em bacias hidrográficas: estudo de caso R.A. Varjão. 2016. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A utilização de indicadores aplicada à priorização de intervenções traduz uma análise comparativa adequada para sanar as carências do sistema de saneamento. Sendo assim, este trabalho aborda a elaboração de um sistema de indicadores que traduzisse um diagnóstico do saneamento e da salubridade ambiental de uma bacia hidrográfica, e que possa ser aplicado como uma metodologia de auxílio à decisão para priorização de intervenções. Os Indicadores propostos incorporam aspectos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, resíduos sólidos urbanos, drenagem urbana, controle de vetores de doenças e socioeconômico. Cada um destes foi conformado por um ou mais subindicadores que procuraram refletir a realidade e detalhamento dos serviços, em termos de cobertura, qualidade e frequência. Os indicadores foram agrupados em um Índice de Salubridade Ambiental (ISA) a partir de um somatório ponderado, atribuindo aos pesos, um valor entre zero e um, onde o valor mais próximo da unidade caracteriza a situação mais salubre e satisfatória possível e o valor mais próximo de zero a pior situação. Consolidado o sistema de indicadores, foi feita uma avaliação da sensibilidade da variação dos pesos de cada um dos cinco indicadores que o compuseram, de modo a revelar quais indicadores mostraram maior influencia no valor final do ISA. O ISA proposto foi aplicado a uma sub-bacia hidrográfica, área de 0,401 km², da bacia do Paranoá situada na região administrativa do Varjão, Distrito Federal. Com base nos resultados obtidos, foram sinalizados os pontos mais sensíveis da área de estudo, onde as intervenções são mais necessárias e eminentes. Sendo assim, constatou-se que a Drenagem Urbana da sub-bacia em análise compreende a infraestrutura de saneamento onde os resultados foram mais próximos de zero (pior situação). Dessa forma, foi proposta uma intervenção para verificar sua influência na melhoria do resultado final do ISA. Com base na aplicação do ISA à sub-bacia, foram identificadas fragilidades em alguns dos indicadores que o compuseram e foram feitas recomendações de aprimoramento para a aplicação desta metodologia em estudos futuros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.