Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16922
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VeraLuciaDaSilva_tcc.pdf486,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “A escola e a sala de aula como lócus de materialização da política educacional: o olhar dos professores especialistas” : ações do coordenador pedagógico no reagrupamento do 1° ciclo dos anos iniciais
Autor(es): Silva, Vera Lucia da
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Coorientador(es): Barbosa, Marcos Paulo
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Alfabetização
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 16-Mai-2017
Referência: SILVA, Vera Lucia da. “A escola e a sala de aula como lócus de materialização da política educacional: o olhar dos professores especialistas”: ações do coordenador pedagógico no reagrupamento do 1° ciclo dos anos iniciais. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa vem a mostrar como o Coordenador Pedagógico atua no Bloco Inicial de Alfabetização e sua colaboração para o reagrupamento dentro da alfabetização focando em suas experiências, seus atributos no cargo e seu compromisso com o Projeto Político e Pedagógico da instituição. Atualmente o Coordenador Pedagógico exerce uma função reflexiva e ser um sujeito ativo dentro da escola, por isso seu espírito de liderança está agregado a sua formação e ao suporte pedagógico que ele dará a sua equipe. Contudo esta pesquisa vem a objetivar de que forma o coordenador participa da elaboração do reagrupamento dentro das Diretrizes do BIA (2012) na Escola Classe 22 de Ceilândia. No primeiro momento do trabalho foram utilizados alguns autores como: Maria José da S. Fernandes (2010), Silvana Augusto (2006), Paulo Gomes Lima (2007), dentre outros citados no referencial teórico. Também documentos que são base para o trabalho escolar dentro da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal): Orientações Pedagógicas (2013) e as Diretrizes do Bloco Inicial de Alfabetização (2012). No segundo momento do trabalho em questão foi utilizado o método qualitativo para análise dos dados obtidos, por meio de uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica da escola, onde será descrito a sua rotina de trabalho, seu atendimento aos professores e sua atuação com a direção. Pretende-se verificar pontos favoráveis para o planejamento do reagrupamento e a dinamicidade do coordenador para aplicação das atividades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons