Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16919
Título: Contribuições da coordenação pedagógica para o eixo diversidade na perspectiva do currículo em movimento
Autor(es): Carvalho, Silmara Ayres de
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Coordenação pedagógica
Currículo escolar
Diversidade na escola
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Referência: CARVALHO, Silmara Ayres de. Contribuições da coordenação pedagógica para o eixo diversidade na perspectiva do currículo em movimento. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da coordenação pedagógica na apropriação das questões da Diversidade, a partir do Currículo em Movimento, investigando qual o influência deste na prática docente e qual a percepção que os professores têm desta construção, em relação à sua participação como coautores deste processo. O referencial teórico contempla estudos sobre as concepções de currículo, a relação entre currículo e ideologia, currículo e formação docente, currículo e diversidade e a diversidade no currículo do DF. Através de uma abordagem qualitativa, foi possível inferir que o espaço tempo da coordenação pedagógica tem contribuído pouco no processo de apropriação do Currículo em Movimento e das questões da Diversidade a partir de sua perspectiva teórica. A falta de autonomia do coordenador pedagógico e o trabalho burocrático tem dificultado este de realizar a formação continuada na escola. Os professores que realizaram individualmente trabalhos com temáticas da diversidade em sala de aula, puderam perceber mudanças positivas no comportamento dos alunos, levando-nos a deduzir que o desenvolvimento de um trabalho que contemple as Diversidades, realizado de forma transversal e crítica, pode contribuir na formação de alunos que construam outras formas de relações nesta sociedade, relações mais tolerantes, igualitárias, respeitosas e mais humanizadoras.
Resumén: Este estudio tiene como objetivo analizar las contribuciones de la coordinación pedagógica en la apropiación de los temas de la diversidad, del Currículo en Movimiento, para investigar el impacto que esta práctica la enseñanza y la percepción de que los profesores tienen de esta construcción en relación con su participación como coautores de este proceso. El marco teórico incluye estudios sobre las concepciones curriculares, la relación entre el plan de estudios y la ideología, el currículo y la formación de docentes, el currículo y la diversidad y la diversidad en el currículo del Distrito Federal. A través de un enfoque cualitativo, podríamos inferir que el espacio-tiempo de coordinación pedagógica ha contribuido poco en la apropiación del plan de estudios en movimiento y las cuestiones de la diversidad desde suya perspectiva teórica. La falta de autonomía del coordinador pedagógico y la documentación ha obstaculizado la formación continua en la escuela. Los maestros que individualmente el trabajo do con los temas de la diversidad en el aula, podrían notar cambios positivos en el comportamiento de los estudiantes, que nos lleva a la deducción de que el desarrollo de una obra que cúbrela diversidad celebrado de una manera integral y crítica, puede contribuir a la capacitación de los estudiantes para construir otras formas de relaciones en esta sociedad, relaciones más tolerantes, igualitarias, más respetuosas y humanizadoras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Coorientador(es): Xavier, Josimara
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SilmaraAyresDeCarvalho_tcc.pdf505.77 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons