Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16912
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RejaneLuciaDaSilva_tcc.pdf480,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Profissionalização e profissionalismo : possibilidades e limites do processo de formação continuada do coordenador pedagógico
Autor(es): Silva, Rejane Lúcia Garcia da
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Diniz, Sônia Regina
Assunto: Professores - formação continuada
Coordenação pedagógica
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 16-Mai-2017
Referência: SILVA, Rejane Lúcia Garcia da. Profissionalização e profissionalismo: possibilidades e limites do processo de formação continuada do coordenador pedagógico. 2015. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades e limites do processo de formação continuada favorecedores do desenvolvimento da profissionalização e do profissionalismo do coordenador pedagógico, buscando alternativas para a promoção do fortalecimento do espaço da coordenação pedagógica enquanto lócus permanente de formação, apontando possíveis caminhos para atuação do coordenador pedagógico como protagonista. A concepção teórica que subsidiou esse trabalho foi a Teoria da Subjetividade de González Rey (2003) que ressalta a importância das relações dialógicas e das singularidades nas relações sociais. A Epistemologia Qualitativa utilizada na pesquisa possibilitou compreender as informações construídas em um processo construtivo-interpretativo, abrindo possibilidades para a produção de sentidos subjetivos nos diferentes momentos de participação da pesquisa. Participaram da investigação coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental - Séries Iniciais vinculados à Gerência de Ensino de Sobradinho. Foram utilizados como instrumentos metodológicos questionários abertos, complementos de frases e observações. As ideias conclusivas deste trabalho apontaram caminhos para atuação do coordenador pedagógico enquanto sujeito de sua própria prática, ressaltando a importância da reflexão e do fortalecimento das relações dialógicas no espaço-tempo da coordenação pedagógica que precisam ser repensadas e reorganizadas diariamente, afim de que as ações realizadas neste espaço contribuam para a valorização do papel coordenador pedagógico e da utilização desse ambiente como espaço formador e promotor de desafios no processo de construção de conhecimentos, possibilitando a mudanças de práticas pedagógicas que impulsionem o fazer pedagógico promovendo a melhoria na qualidade do ensino .
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons