Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16882
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_OlavioPereiraGomes_tcc.pdf429 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Carreiras políticas : variáveis de sucesso parlamentar
Autor(es): Gomes, Olávio Pereira
Orientador(es): Silva, Rafael Silveira e
Assunto: Carreira política
Deputados
Senadores
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: GOMES, Olávio Pereira. Carreiras Políticas: Variáveis de Sucesso Parlamentar. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho busca investigar a correlação entre as variáveis de sucesso parlamentar e seus impactos nas carreiras políticas de deputados e senadores. À luz dos estudos legislativos contemporâneos, no que tange às variantes de êxito parlamentar, esta pesquisa se deslocará em três eixos: 1) Tratar sobre o poder legiferante do (a) chefe do Poder Executivo e relacioná-lo com o sucesso parlamentar, bem como os mecanismos que deputados e senadores de elite utilizam para fugir do domínio do (a) Presidente da República e líderes; 2) Conexão eleitoral: discutir o que diz a literatura a respeito do tema, bem como ressaltar as particularidades das arenas legislativa e eleitoral; 3) Estudos analíticos: mapear os parlamentares de elite do observatório Político da CNM, Confederação Nacional de Municípios, através de estudos analíticos, com base nas eleições de 2012 e 2014, ; e os “Cem Cabeças do Congresso”, publicação anual do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, para relacionar as variáveis de êxito ao sucesso dos parlamentares estudados, com base no ano de 2015, à luz de análise metodológica do DIAP.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons