Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16875
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroHenriqueRamosCabral_tcc.pdf430,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O nacionalismo brasileiro na égide do Estado Getulista
Autor(es): Cabral, Pedro Henrique Ramos
Orientador(es): Nascimento, Paulo César
Assunto: Nacionalismo
Vargas, Getúlio, 1882 - 1954 - política e governo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: CABRAL, Pedro Henrique Ramos. O nacionalismo brasileiro na égide do Estado Getulista. 2016. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o nacionalismo brasileiro durante o governo de Getúlio Vargas, dos anos 1930, com o início do governo provisório até 1945, ano de sua renúncia. Para tal, procurou-se analisar o nacionalismo desenvolvido no período à luz de teorias do nacionalismo já existentes. O primeiro capítulo deste presente trabalho apresenta três grandes teorias do nacionalismo, a de Eric Hobsbawm, a de Ernest Gellner trazendo e abordando os conceitos de sociedade agro-letrada e sua passagem para sociedade industrial avançada; e a de Benedict Anderson, em seu conceito de comunidade imaginada. O segundo capítulo trata brevemente do desenvolvimento do nacionalismo na américa espanhola e portuguesa e como se deu o panorama de criação do nacionalismo no Brasil. O terceiro capítulo trata do nacionalismo na Era Vargas, seu desenvolvimento desde os primeiros anos até a chegada de sua forma mais distintiva, iniciada com a instauração do Estado Novo. O quarto capítulo apresenta as conclusões finais do trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons