Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16870
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SergioLuizTeixeira_tcc.pdf595,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho como princípio educativo : os desafios, as possibilidades e as perspectivas da coordenação pedagógica da escola do campo – ProJovem Campo-DF
Autor(es): Teixeira, Sérgio Luiz
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Coordenação pedagógica
Educação rural
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: TEIXEIRA, Sérgio Luiz. Trabalho como princípio educativo: os desafios, as possibilidades e as perspectivas da coordenação pedagógica da escola do campo – ProJovem Campo-DF. 2015. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho acadêmico teve a intenção de investigar como a coordenação pedagógica está desenvolvendo o trabalho como princípio educativo no Programa ProJovem Campo-DF, em uma escola do campo pública em Planaltina-DF, na perspectiva da teoria e da prática dos fundamentos da Escola do Trabalho de M.M. Pistrak e outros educadores socialistas. A intenção do pesquisador foi identificar e compreender como está sendo a participação do coordenador pedagógico no planejamento coletivo dos diversos tempos educativos, a partir da abordagem qualitativa utilizou o estudo de caso, empregando a técnica da análise documental,como o Projeto Base ProJovem Campo – Saberes da Terra– SECAD/MEC-Edição 2009 , PROMET ( Projeto Metodológico ) do ProJovem Campo- DF – SEEDF-2015 e questionário com questões abertas para o coordenador pedagógico. Os resultados da pesquisa demonstraram que o trabalho como principio educativo, como propôs M.M. Pistrak, para que os estudantes possam desenvolver a autogestão e ter conhecimento da realidade ainda não é implantado ainda na proposta curricular do Programa ProJovem Campo-DF. O Coordenador Pedagógico apontou os problemas que enfrenta no cotidiano escolar para desenvolver o trabalho como princípio educativo no processo de ensino-aprendizagem e também as possibilidades que são satisfatórias e otimistas e que as metas possam ser atingidas no decorrer do programa, possibilitando que a concretização do trabalho como princípio educativo possa contribuir com a transformação da realidade da escola do campo e da vida dos sujeitos sócio históricos, tanto dos docentes e principalmente dos estudantes que almejam a qualidade social e profissional.
Resumén: Este trabajo académico destinado a investigar cómo la coordinación docente está desarrollando el trabajo como principio educativo en ProJovem Programa de Campo-DF, en una escuela de campo pública en Planaltina-DF desde la perspectiva de la teoría y la práctica de los fundamentos de la Escuela MM Trabajo Pistrak y otros educadores socialistas. La intención de la investigación fue identificar y entender cómo es la participación de la coordinadora pedagógica en la planificación colectiva de varios momentos educativos, desde el enfoque cualitativo utilizado el estudio de caso, el empleo de la técnica de análisis de documentos, como el Proyecto de Base ProJovem Campo - Conocimiento de la edición de la Tierra SECAD / MEC-2009, PROMET (Metodológico del Proyecto) ProJovem Campo- DF - SEEDF 2015 y un cuestionario con preguntas abiertas para coordinador pedagógico. Los resultados del estudio mostraron que el trabajo como principio educativo, según lo propuesto por MM Pistrak para que los estudiantes puedan desarrollar la autogestión y tener conocimiento de la realidad todavía no ha implementado la propuesta curricular del programa ProJovem Campo-DF. El Coordinador de Educación señaló los problemas que enfrenta la rutina escolar para desarrollar el trabajo como principio educativo en el proceso de enseñanza-aprendizaje y también las posibilidades de que sean satisfactorias y optimista y que los objetivos se pueden lograr a través del programa, lo que permite la realización de Yo trabajo como principio educativo para contribuir a la transformación de la realidad de la escuela del campo y la vida de la pareja histórica sujeto tanto de los profesores y sobre todo los estudiantes que tienen como objetivo la calidad social y profesional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons