Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_CarlosEduardoTeixeira_EduardoEmerick.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorYamashita, Yaeko-
dc.contributor.authorTeixeira, Carlos Eduardo Niemeyer-
dc.contributor.authorEmerick, Eduardo-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Carlos Eduardo Niemeyer; EMERICK, Eduardo. Acessibilidade a aeroportos. 2002. 66 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2002.en
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta, inicialmente, uma conceituação do que vem a ser acessibilidade a aeroportos, percorrendo os diversos fatores de planejamento que envolvem essa matéria. Posteriormente, será fornecida uma proposta para o desenvolvimento de estudos de acessibilidade para aeroportos de grande porte, e os aspectos a serem considerados neste tipo de análise. Destacando-se também, a importância que deve ser dada ao planejamento integrado do acesso de superfície aos aeroportos. Para a validação desta proposta, é apresentada uma análise da acessibilidade ao aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, tendo em vista sua importância no contexto do transporte aéreo e na rede de aeroportos no Brasil, visando adequar os modos intervenientes às necessidades e aspirações do usuário. São fornecidos também os principais indicadores que destacam a relevância deste aeroporto dentro do sistema e o perfil do usuário que o utiliza. Pretende-se com este estudo chamar a atenção dos responsáveis pelo planejamento dos transportes urbanos para a necessidade de priorizar corredores que compõem estes acessos, através de medidas que venham proporcionar maior fluidez e redução nos tempos de viagem, bem como fornecer subsídios à administração aeroportuária para os problemas pontuais de fluxo na área de segmento final de acesso e sistema viário de entorno.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInfraestrutura aeroportuáriaen
dc.subject.keywordAeroportosen
dc.titleAcessibilidade a aeroportosen
dc.title.alternativeAirports accessibilityen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-05-11T11:30:07Z-
dc.date.available2011-05-11T11:30:07Z-
dc.date.issued2011-05-11T11:30:07Z-
dc.date.submitted2002-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1686-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study presents initially a concept, of the meaning of airport accessibility, through planning items of this matter. After, it will be given a propose to develop accessibility studies to large airports, and the aspects to be considered in this kind of analysis. It also be given, a special attention to the integrated planning for the surface transport to the airports. To assure the veracity of this study, will be presented an accessibility analysis of Santos Dumont Airport in Rio de Janeiro due to its importance in the air transportation context and airport network in Brazil, seeking to adequate this modality to user’s needs. It also gives the main indicators that emphasize the importance of this airport in the air transportation system and the user’s profile. This study intends to call the attention of the urban transportation planners to give priority to roads that are parts of road access system through solutions that give freeflow and reduce the time of the access, and also gives assistance to the airport authorities of the flow problems at the surrounding airport road system.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2002.07.TCC.1686-
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.