Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LeonardoBezerraDoCarmo_tcc.pdf995,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico e os desafios da construção de uma identidade formadora
Autor(es): Carmo, Leonardo Bezerra do
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Diniz, Sônia Regina
Assunto: Professores - formação continuada
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: CARMO, Leonardo Bezerra do. O coordenador pedagógico e os desafios da construção de uma identidade formadora. 2015. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Um dos espaços de atuação do professor está no campo da articulação da formação de outros docentes, nesse caso, como Coordenador Pedagógico. A partir dos princípios legais, no Distrito Federal, essa função é direcionada para uma perspectiva de trabalho pedagógico coletivo e reflexivo. Porém, se observa no campo da prática que pouco se consolidou esta visão, pois, numa análise de conteúdo em uma abordagem qualitativa, foram observadas experiências quantificadas em teses e projetos sobre o tema que mostraram um distanciamento da premissa citada. Esse estudo de caso teve como objetivo elucidar no ambiente escolar os desafios pertinentes a atuação do Coordenador Pedagógico Local, tanto no âmbito regimentar e legal, mas especificamente no âmbito da sua atuação articulador de espaços de formação continuada. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, método que leva a um aprofundamento através de uma análise do conteúdo direcionada por uma proposta de diálogo entre as falas dos respondentes e a fundamentação teórica. Através dessa perspectiva metodológica essa pesquisa elencou que as dificuldades quanto formação inicial, dinâmica escolar, visão técnica e gerencial do CPL, falta de clareza e pluralidade nas ações, identidade esvaziada de profissionalidade, desarticulação entre os atores do ambiente escolar, formação continuada desarticulada entre teoria e prática afetam a atuação do Coordenador Local como articulador de espaços de formação continuada e possível percursor de uma formação crítico-emancipatória para docentes e alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons