Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16855
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuanaOliveiraGonsalves_tcc.pdf607,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A coordenação pedagógica na educação básica da atualidade : a função do coordenador pedagógico como articulador do processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Gonsalves, Luana Oliveira
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Nascimento, Juscelino Francisco do
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Educação básica
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: GONSALVES, Luana Oliveira. A coordenação pedagógica na educação básica da atualidade: a função do coordenador pedagógico como articulador do processo de ensino-aprendizagem. 2015. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de especificar o trabalho do coordenador pedagógico e definir sua identidade ainda deturpada pelas inúmeras atividades desenvolvidas por este profissional. Desse modo, aponta o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente às dificuldades encontradas por professores e alunos. Apresenta, ainda, a importância e prática do trabalho desenvolvido por este profissional no ambiente escolar de educação básica, destacando a importância de seu papel em relação ao seu compromisso teórico-metodológico, realizando papel de líder, articulador, facilitador, capaz de propor um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite os diversos integrantes do processo educativo. Por meio de uma revisão de literatura, com base, principalmente, em autores como Libâneo (2013) e Freire (1996), os quais fomentam discussões e análise de vivências no cotidiano da escola com e sem a presença de coordenadores pedagógicos. A pesquisa foi construída por meio da metodologia de pesquisa qualitativa com análise de questionário aplicado a sete professores, dois coordenadores pedagógicos e um gestor, todos da mesma escola, o Centro de Ensino Especial 01, de Ceilândia. Os resultados foram satisfatórios e atingiram os objetivos propostos, já que os profissionais acima mencionados e submetidos à pesquisa apontaram que o coordenador pedagógico traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento do trabalho escolar e aprendizagem dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons