Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MonicaMartinsLima_tcc.pdf707,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas avaliativas no bloco inicial de alfabetização : percepções da coordenadora pedagógica
Autor(es): Lima, Mônica Martins de Almeida
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Assunto: Bloco Inicial de Alfabetização (BIA)
Coordenação pedagógica
Ensino fundamental
Alfabetização
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: LIMA, Mônica Martins de Almeida. Práticas avaliativas no bloco inicial de alfabetização: percepções da coordenadora pedagógica. 2015. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa foi resultado de um estudo acerca das práticas avaliativas adotadas no Bloco Inicial de Alfabetização: a partir das percepções da coordenadora pedagógica. Realizado em 2015, o estudo envolveu três turmas dos anos iniciais, sendo: uma turma de cada ano 1º, 2º e 3º do Ensino Fundamental de uma instituição pública do Distrito Federal. O objetivo central foi identificar as percepções da coordenadora pedagógica sobre como os professores utilizam os resultados dos instrumentos avaliativos para mediar e intervir na aprendizagem dos alunos do Bloco Inicial de Alfabetização. Para o estudo foram utilizados como aporte teórico os documentos da SEEDF, bem como os estudiosos Hoffmann, Villas Boas, Hadji, Freire, entre outros. A análise desses dados permitiu constatar que a rotina diária dos alunos é fundamental para o processo de autoavaliação e para os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. A interação entre os professores e os coordenadores pedagógicos favorece a organização do trabalho pedagógico de maneira a garantir a aprendizagem dos alunos com mais qualidade. Durante as coordenações pedagógicas individuais e coletivas foi possível constatar nas ações e nos planejamentos dos professores a preocupação em compartilhar saberes com o grupo, bem como pesquisar, elaborar e aplicar intervenções pontuais não só com o aluno, mas junto à turma. Desta forma, os professores se mostraram conscientes de que muitas vezes é necessário retomar e rever ações que contemplem a avaliação formativa. Assim, foi possível entender a importância de um professor pesquisador.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons