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Título: Gestão e assédio moral na educação : uma análise da visão de docentes de uma instituição federal de ensino superior
Autor(es): Silva, Ricardo Sousa da
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Assédio no ambiente de trabalho
Assédio moral
Universidades e faculdades - corpo docente
Data de apresentação: 31-Jan-2011
Data de publicação: 9-Mai-2011
Referência: SILVA, Ricardo Sousa da. Gestão e assédio moral na educação: uma análise da visão de docentes de uma instituição federal de ensino superior. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a visão de docentes de uma instituição federal de ensino superior acerca de práticas de assédio moral nas relações socioprofissionais à luz das tendências contemporâneas de gestão. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com base em entrevistas semi-estruturadas. Os participantes da pesquisa são professores da instituição. A identificação destes se deu via acesso a documentos internos e externos à organização, disponibilizados nos meios de comunicação, os quais se referem à manifestação dos docentes em termos da violência moral no trabalho, enfatizando a questão do assédio moral no contexto acadêmico. A análise dos dados foi norteada pelo método de análise de conteúdo. Como resultados, notou-se a não objetividade quanto ao entendimento do fenômeno por parte dos colaboradores, que a organização do trabalho é fator de influência para a existência de casos de assédio moral, que a postura da organização no que tange a ação ética e moral no seu contexto tende a inibir ou a incentivar a ocorrência de infrações relativas a esses termos, que a existência de um sistema organizacional que permita a disseminação de informações relativa a prevenção e mediação de casos de violência moral é essencial. As recomendações para a organização e para pesquisas futuras foram feitas no final deste estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1684
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