Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16837
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RobertoAlvesDeMelo_tcc.pdf623,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As práticas avaliativas e a aprendizagem dos alunos
Autor(es): Melo, Roberto Alves de
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Assunto: Avaliação de aprendizagem
Avaliação educacional
Ensino fundamental
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: MELO, Roberto Alves de. As práticas avaliativas e a aprendizagem dos alunos. 2015. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta investigação traz considerações a respeito das práticas avaliativas e da aprendizagem dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir de um dos instrumentos avaliativos mais utilizados nessa modalidade de ensino, a prova. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, tendo o questionário e a análise da ata do Conselho de Classe como procedimento de coleta de dados. O estudo teve como referencial teórico os autores: Luckesi, Haydt, Hoffmann, Méndez, Vasconcelos, e Souza, entre outros. Na análise dos dados percebeu-se que os professores entrevistados utilizam diferentes instrumentos avaliativos e que se preocupam com a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa revelou que a busca de uma avaliação mais eficaz levou esses professores a diversificarem seus instrumentos avaliativos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons