Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16833
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RenataDiasFernandes_tcc.pdf881,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização das tecnologias de informação e comunicação com alunos do 6º ano do ensino fundamental do CED 01 da Estrutural
Autor(es): Fernandes, Renata dias
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Letti, Mariana Marlière
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: FERNANDES, Renata dias. A utilização das tecnologias de informação e comunicação com alunos do 6º ano do ensino fundamental do CED 01 da Estrutural. 2015. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho é uma pesquisa sobre as tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de melhora na metodologia de ensino. Tem como objetivo principal, analisar de que forma as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas pelos professores do 6º ano do ensino fundamental do CED 01 da Estrutural. E como objetivos específicos, investigar, as tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelos professores do 6º ano do ensino fundamental do CED 01 da Estrutural; verificar, por meio do coordenador pedagógico, a visão geral de utilização das tecnologias de informação e comunicação e analisar a participação dos alunos em sala, utilizando as tecnologias de informação e comunicação como métodos de ensino, na visão do docente. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturas com professores e com a coordenadora pedagógica da instituição escolar em estudo. O resultado, da pesquisa de campo, juntamente com conceitos teóricos acerca da problematização em que a pesquisa se pauta, confirmam que as tecnologias de informação e comunicação chegaram na educação para agregar valores e enriquecer as metodologias de ensino para que a qualidade da educação melhore, consideravelmente. Embasam teoricamente o tema, os autores Delaunay, Gregio, Moran, Teodora, Tezani, Valente, entre outros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons