Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16824
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KeniaRobertaVieira_tcc.pdf653,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do coordenador pedagógico como mediador das relações interpessoais e do trabalho coletivo
Autor(es): Vieira, Kênia Roberta
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Coorientador(es): Barbosa, Marcos Paulo
Assunto: Gestão escolar democrática
Relações humanas
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: VIEIRA, Kênia Roberta. O papel do coordenador pedagógico como mediador das relações interpessoais e do trabalho coletivo. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo de analisar as relações interpessoais no cotidiano escolar, tendo em vista que o este cotidiano tem que ser visto de forma empírica, não somente como coleta de dados, mas de forma substancial para determinação de variantes de problemas existentes e mecanismos para obtenção de resultados de crescimento do ensino aprendizagem. Para que esta tenha uma base mais sólida, foi necessário o estudo da subjetividade dos atores, cotidiano escolar, gestão democrática e papel do professor-coordenador como mediador das relações interpessoais, buscando a coletividade, desenvolvimento de atividades e principalmente na melhoria da qualidade de ensino. Esse estudo foi realizado em uma escola classe da rede pública do DF, na cidade satélite do Gama, diante de inúmeros acontecimentos e situações até mesmo atípicas ocorridas dentro da rede de ensino público do DF, uma escola que atende desde a Educação Infantil, Anos Iniciais, Classes Especiais até a Educação Integral. Foram analisados documentos, atas de coletivas, observações e principalmente a vivência como apoio à Direção, visão mais administrativa e ao mesmo tempo pedagógica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons