Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16820
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LanuzaDeOliveiraNeves_tcc.pdf922,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção do corpo docente da Escola Classe 305 Sul quanto ao uso da lousa digital como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem
Autor(es): Neves, Lanuza de Oliveira Rocha
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Lousa digital
Práticas pedagógicas
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: NEVES, Lanuza de Oliveira Rocha. A percepção do corpo docente da Escola Classe 305 Sul quanto ao uso da lousa digital como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. 2015. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo analisa a percepção dos profissionais da Escola Classe 305 Sul acerca da utilização da lousa digital como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. O interesse por essa investigação surge por acreditar nos avanços pedagógicos que as TICs favorecem mediante a sua implementação pela democratização e humanização, transformando as desigualdades existentes na sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa de caráter descritivo, realizada na Escola Classe 305 Sul. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário semiestruturado idealizado em 2 dimensões. A primeira busca investigar a utilização das TICs e os incentivos realizados pela coordenação pedagógica. A segunda verifica o potencial de utilização da lousa digital, foco deste estudo. A análise dos dados revelou que os recursos mais utilizados pelos profissionais da Escola Classe 305 Sul são os mais tradicionais possíveis. Indicou que um número representativo de profissionais não possui formação para a utilização das TICs no ambiente escolar. A pesquisa também apontou o interesse do corpo docente na utilização dos recursos em suas aulas. A fragilidade mais evidenciada no estudo com relação a lousa digital está associada à ausência de formação continuada sobre o uso dessa tecnologia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons