Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaMarleneBernardo_tcc.pdf424,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação da aprendizagem dos alunos sem laudo médico : a prática avaliativa docente
Autor(es): Bernardo, Maria Marlene Cardoso
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Assunto: Avaliação de aprendizagem
Estudantes com necessidades educativas especiais
Aprendizagem - dificuldades
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: BERNARDO, Maria Marlene Cardoso. A avaliação da aprendizagem dos alunos sem laudo médico: a prática avaliativa docente. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo de caso, desenvolvida em 2015, em uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. Teve como objetivo geral compreender a prática avaliativa adotada por oito professores para avaliar a aprendizagem dos estudantes que aguardam laudo médico, mediante a identificação das concepções docentes de avaliação e da análise das práticas avaliativas ante as dificuldades apresentadas por seus alunos, bem como a percepção desses estudantes com relação às práticas avaliativas adotadas por seus professores. Este estudo concretizou-se mediante entrevista semiestruturada aplicada aos oito professores e de grupo focal para os dez estudantes que aguardam parecer médico. A análise dos resultados da pesquisa desvelou a dissonância existente entre as orientações documentais e a prática avaliativa na qual os estudantes estão inseridos. Apontou, inclusive, para a preponderância de provas escritas em detrimento a outros instrumentos avaliativos além de evidenciar intervenções pedagógicas pouco eficazes diante das situações de não aprendizagem desses estudantes. Constatou-se a frustração e a impotência dos discentes diante dos baixos resultados por eles apresentados e a necessidade da escola assumir uma postura crítica e reflexiva a respeito dos motivos que conduziram ao fracasso escolar desses estudantes. Nesse cenário, a pesquisa sinaliza a necessidade da adoção de novas medidas de conscientização dos docentes a respeito do problema em questão. Espera-se que essa pesquisa incite outros educadores a buscar novos rumos na prática avaliativa, de forma que atendam às necessidades educacionais de cada estudante, independente de portarem laudo médico ou não.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons