Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16804
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KatiuciaMariaSouzaAraujo_tcc.pdf371,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios do coordenador pedagógico da E.C 45 de Ceilândia numa gestão democrática frente a sua realidade : suas competências e suas atribuições
Autor(es): Araújo, Katiúcia Maria Souza
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Coorientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Gestão escolar democrática
Escolas - organização e administração
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 9-Mai-2017
Referência: ARAÚJO, Katiúcia Maria Souza. Os desafios do coordenador pedagógico da E.C 45 de Ceilândia numa gestão democrática frente a sua realidade: suas competências e suas atribuições. 2015. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa aqui apresentada aborda os desafios do coordenador pedagógico da E.C 45 de Ceilândia numa gestão democrática frente a sua realidade: suas competências e suas atribuições. Com o objetivo de analisá-las, descrevendo a necessidade de uma gestão democrática dentro da escola, explicar tais competências e articulações e compreender o valor do coordenador dentro dessa gestão. Baseando-se em fundamentações teóricas de autores como Libâneo, Mate, Placco, Vasconcellos entre outros. Os estudos para essa pesquisa brotaram de reflexões sobre o verdadeiro papel do coordenador e de análises de teóricos, além da pesquisa de campo. Buscou com isso, averiguar a participação deste profissional dentro da escola no que diz respeito ao processo ensino aprendizado, a descentralização e a transparência da equipe gestora dentro da gestão democrática. A metodologia adotada foi quali-quanti onde se utilizou da pesquisa de campo com questionário misto e analise dos resultados por meio de gráficos. Pode-se comprovar que muitas das dificuldades apresentadas e a desmotivação do professor para assumir a função de coordenador pedagógico decorrente da falta de valorização da função de coordenador, a perda das gratificações e o acúmulo de diversas funções por ele assumidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons