Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16801
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvanilceGalvaoBorges_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Indisciplina e valores morais : um desafio para o coordenador
Autor(es): Borges, Ivanilce Galvão
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Nascimento, Juscelino Francisco do
Assunto: Estudantes - indisciplina
Disciplina escolar
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: BORGES, Ivanilce Galvão. Indisciplina e valores morais: um desafio para o coordenador. 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por objeto o estudo da indisciplina e o seu reflexo no aprendizado escolar. O tema é pauta constante em toda área acadêmica, nas coletivas e coordenação, onde os profissionais envolvidos, coordenadores e professores, buscam formas de amenizar os conflitos que a tanto remonta o cotidiano dos alunos. As causas da indisciplina vêm sendo ligadas a postura familiar diante dos valores morais e afetivos que não foram formados na vida pregressa dos alunos. O despreparo da instituição escolar para conduzir esse grupo e a postura do docente na mediação do conhecimento a frente desse fator tão constante na sala de aula. Este estudo uma pesquisa de abordagem qualitativa, no qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário e a observação. Os participantes da pesquisa foram os alunos do terceiro ciclo do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA). Como referencial teórico, foram utilizados, dentre outros, Piaget (1994), Durkheim (2008), Vasconcelos (1994) e Tiba (2006). Como resultado, foram encontrados, dentre outros fatores, que a quebra de conceito de valores, principalmente, o da afetividade é que levam esses alunos a terem atuações indesejadas nas salas de aula. Constatei, ainda, que a estima e o diálogo aproximam o professor do aluno e diminui as divergências em sala de aula. No entanto sem a parceria da família, parte fundamental deste contexto as questões morais ficaram difíceis de serem resolvidas, tornando as aulas cansativas, desgastantes, levando um tempo maior que alcançar o objetivo. A aprendizagem ficará sempre prejudicada quando uma das partes, família, escola e sociedade não cumprirem o seu papel.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons