Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16799
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianeGomesDeOliveira_tcc.pdf550,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenador pedagógico : o articulador do projeto político-pedagógico nos anos inciais
Autor(es): Oliveira, Juliane Gomes de
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Coordenação pedagógica
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: OLIVEIRA, Juliane Gomes de. Coordenador pedagógico: o articulador do projeto político-pedagógico nos anos inciais. 2015. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido e constituído de pesquisa teórica e prática, realizado como requisito para o título de Especialista em Coordenação Pedagógica. O tema - “Coordenador Pedagógico: O articulador do Projeto Político-Pedagógico nos anos iniciais” é fruto da inquietação acerca da importância do trabalho do coordenador como um articulador da proposta pedagógica da escola junto aos professores dos anos iniciais. A pesquisa deu-se em uma escola pública de Santa Maria-DF, tendo como objetivo geral analisar o papel do Coordenador pedagógico como articulador do Projeto Político Pedagógico junto aos professores dos anos iniciais de uma escola pública de Santa Maria – DF e como objetivos específicos analisar as atribuições do coordenador pedagógico dentro do espaço da coordenação pedagógica e as possíveis ações deste profissional que contribuam com a construção da identidade da escola. Na metodologia utilizada pretendeu-se estabelecer parâmetros para a construção de uma abordagem qualitativa em que a pesquisa foi realizada de forma exploratória e delineando um estudo de caso. Assim sendo percebeu-se que a função do Coordenado Pedagógico necessita ser mais bem discutida para que possa contribuir de maneira mais abrangente com o trabalho pedagógico do coletivo, pois este profissional deve ser visto como um elo entre as informações a serem discutidas e os atores sociais, tornando-se portanto, indispensável para promover a construção da identidade da escola e a articulação do PPP junto aos professores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons