Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JeffersonAmauriDeOliveira_tcc.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção da identidade do coordenador pedagógico
Autor(es): Oliveira, Jefferson Amauri Leite de
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Trindade, Janaína Mota
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Psicanálise e educação
Ensino público
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: OLIVEIRA, Jefferson Amauri Leite de. A construção da identidade do coordenador pedagógico. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho investigou a identidade do Coordenador Pedagógico no contexto escolar do sistema de educação pública do Distrito Federal, a partir da contribuição da Psicanálise. A atividade desse profissional é fundamental para o desenvolvimento das ações pedagógicas na escola, desde o planejamento das ações até a execução e avaliação, contudo a falta de definição ou a amplitude da definição das suas funções têm dificultado a construção da identidade desse ser humano e profissional da educação. Sendo assim, foi necessário identificar na literatura a relação entre a legislação a respeito da formação do C.P. e a sua atuação em relação aos entraves nas relações interpessoais na escola, a subjetividade do coordenador e a influência na sua atuação e a identidade do coordenador em relação à sua função e a realidade escolar. A partir do levantamento teórico realizado, foi elaborada uma pesquisa de campo no intuito de levantar informações com o sujeito de pesquisa em questão. Após a coleta de dados se verificou que o C.P. é um elo na comunidade escolar, ele coordena o planejamento, a execução e a avaliação das ações desenvolvidas na escola, auxilia na elaboração do PPP e do currículo escolar, faz formação continuada com o corpo docente, auxilia na organização de eventos na escola, atende pais, demais responsáveis e alunos. Portanto, ser Coordenador Pedagógico é ser humano antes de tudo.
Abstract: This study investigated the identity of the Educational Coordinator in the school context of the public education system of the Federal District, from the contribution of psychoanalysis. The activity of these professionals is fundamental for the development of pedagogical actions at school, from the action planning to execution and evaluation, however the lack of definition or the scope of the definition of their functions have hampered the construction of the identity of this human and professional education. Therefore, it was necessary to identify in literature the relationship between legislation regarding the formation of the CP and its performance in the face of obstacles in interpersonal relationships at school, subjectivity coordinator and influence on its activities and the identity of the coordinator with respect its function and school reality. From the theoretical survey carried out it created a field survey in order to gather information with the research subject in question. After data collection was found CP is a link in the school community, he coordinates the planning, execution and evaluation of the actions developed at school, assists in the preparation of the PPP and the school curriculum, makes continuing education with faculty, assists in organizing events at school , meets parents, other guardians and students. So be Pedagogical Coordinator is a human being first and foremost.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons