Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabianaPinheiroPoti_tcc.pdf465,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico como mediador de atos de indisciplina em sala de aula
Autor(es): Poti, Fabiana Pinheiro Alves
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Nascimento, Juscelino Francisco do
Assunto: Estudantes - indisciplina
Coordenadores pedagógicos
Mediação de conflitos
Disciplina escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: POTI, Fabiana Pinheiro Alves. O coordenador pedagógico como mediador de atos de indisciplina em sala de aula. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral ressaltar o papel do coordenador pedagógico como mediador de conflitos gerados pela indisciplina em sala de aula. Para isso, discorremos sobre o que são os atos de indisciplina, suas motivações, o papel do coordenador pedagógico e sua atuação como mediador de tais conflitos, na visão de diversos autores, como Parrat-Dayan (2008), Aquino (1998), Placco, Souza e Almeida (2012). Por meio de uma pesquisa qualitativa realizamos a coleta dos dados onde foi possível perceber que muitos argumentos utilizados pelos professores para justificar os atos de indisciplina não encontram embasamento no pensamento dos teóricos, como o desinteresse dos alunos e a falta de limites impostos pela família. Em contrapartida, dentro dos segmentos que participaram da pesquisa, observamos que o papel do coordenador pedagógico é fortalecido como mediador de estratégias que visem a diminuição dos atos de indisciplina, por meio do planejamento e da formação continuada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons