Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GilvanJoseSilvaSantos_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Prova : avaliar para as aprendizagens
Autor(es): Santos, Gilvan José Silva
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Assunto: Avaliação de aprendizagem
Ensino público
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: SANTOS, Gilvan José Silva. Prova: avaliar para as aprendizagens. 2015. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa ancorou-se numa abordagem qualitativa, que por meio de estudo de caso, objetivou investigar se a prova é utilizada para análise das aprendizagens dos estudantes dos sextos anos do Ensino Fundamental, a partir de um olhar diagnóstico. Para tanto, adotou-se um instrumento de coleta de dados aplicado a docentes do 6º ou 7º ano do ensino fundamental de quatro escolas públicas em uma Região Administrativa do DF. Prova, avaliar para as aprendizagens: quê significado os docentes lhe atribuem? Será ela utilizada para de fato diagnosticar as aprendizagens? Para responder estas perguntas dois objetivos foram propostos. O primeiro verificou-se se a prova era utilizada para análise das aprendizagens. Se sim, então ela propiciaria um diagnóstico que pudesse ser satisfatório ou insatisfatório, portanto, o segundo objetivo foi verificar se a nota atribuída à prova se aproximava da análise das aprendizagens diagnosticadas. Notas — que atestam um juízo de qualidade — incoerentes com o diagnóstico levantado, podem comprometer ações interventivas para quem necessita ou frear a evolução do conhecimento de alguns, por estratégias de reforço de aprendizagem desnecessárias. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento, que dentre uma das suas composições, apresentava uma prova fictícia a ser corrigida pelos docentes (sujeitos desta pesquisa investigativa) com a intenção de contemplar os dois objetivos já mencionados. Por se tratar o tema sobre avaliação, um apanhado sobre suas funções foi contemplado para que permitisse compreender os resultados desta investigação. Constatou-se então, que o significado atribuído à prova pelos professores era de mera verificação, sem revelar diagnósticos precisos sobre a aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons