Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16773
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElizaneFernandesFaria_tcc.pdf371,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico e o processo de avaliação institucional
Autor(es): Faria, Elizane Fernandes Teles de
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Pereira, Maria Susley
Assunto: Avaliação institucional - escola
Coordenadores pedagógicos
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: FARIA, Elizane Fernandes Teles de. O coordenador pedagógico e o processo de avaliação institucional. 2015. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A atuação do Coordenador Pedagógico na organização do trabalho escolar numa perspectiva democrática e participativa é determinante para que os objetivos previstos no Projeto Político-Pedagógico sejam alcançados. A avaliação Institucional propicia maturidade política à comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, estudantes e famílias) que nesse processo tem a oportunidade do autoconhecimento, tão importante para que a escola se (re) organize e cumpra com sua função. O presente trabalho buscou analisar o papel do coordenador pedagógico no planejamento e desenvolvimento da Avaliação Institucional. A escola participante da pesquisa é uma escola pública do DF, aqui identificada com o nome fictício Escola Ipê Amarelo, para preservar a identidade dos participantes. Utilizou-se da pesquisa qualitativa como metodologia, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, realizado com os coordenadores e com a gestora da escola, e a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola participante da pesquisa. O trabalho foi embasado pelos teóricos: Villas Boas (2013), Freitas et al (2009), Vasconcellos (2002), Sordi e Souza (2009), entre outros. Esses autores apresentam reflexões valiosas que possibilitaram aprofundar o estudo sobre o tema abordado. Foi possível perceber que a participação consciente do coordenador pedagógico na elaboração e desenvolvimento da avaliação institucional abre caminhos para inovações na organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar, contudo, faz-se necessário que a escola organize o trabalho pedagógico por meio do seu Projeto Político Pedagógico, e assim avance para um processo de autoavaliação estruturado e sistematizado, favorecendo, então, a participação do coordenador pedagógico nesse importante processo avaliativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons