Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16765
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CleydeCunhaSousa_tcc.pdf572,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A escola em rede na proteção de crianças em situação de risco e ou vulnerabilidade
Autor(es): Sousa, Cleyde Cunha
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Evangelista, Mauro Gleisson de Castro
Assunto: Educação de crianças
Escolas - função social
Vulnerabilidade social
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 4-Mai-2017
Referência: SOUSA, Cleyde Cunha. A escola em rede na proteção de crianças em situação de risco e ou vulnerabilidade. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A proposta do trabalho surge das inquietações e questionamentos de uma professora e gestora sobre práticas cotidianas junto aos alunos da educação infantil, na possibilidade de investigar qual o lugar de uma escola na vida de crianças em situação de risco e ou vulnerabilidade social. Foram utilizados no desenvolvimento do trabalho autores e obras que oferecem a oportunidade de reflexão acerca do tema fracasso escolar, aluno ideal, escola justa e da compreensão de alguns elementos envolvendo o tema risco e vulnerabilidade. A escuta dos sujeitos da pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa que teve como instrumentos a análise documental, a observação participante e a realização de entrevistas semiestruturadas sobre o contexto familiar e escolar de uma criança da rede pública de ensino do Distrito Federal. Aluno que apresenta um bom desenvolvimento, mora com seus avós, não têm contato com sua mãe usuária de drogas, tem seu pai preso no sistema penitenciário e apresenta privações materiais devido à situação econômica da família. Foram escutados professores e a avó da criança. Após a coleta dos dados e a partir da utilização da análise de conteúdos (Bardin) foi possível verificar três características envolvendo essa criança e a escola: a existência de preconceitos e discriminação principalmente pela situação econômica da criança oriunda de seus pares e sutilmente nos comentários de professores, a importância do resgate da história dos sujeitos para compreensão de seu contexto e por fim a função da escola diante de casos como o analisado que apontam uma construção coletiva no sentido do acolhimento, proteção e segurança principalmente para as crianças em situação de risco e ou vulnerabilidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons