Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElcileneoAlvesDeFreitas_tcc.pdf957,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos alunos do Centro Educacional 05 de Taguatinga sobre o ambiente virtual de aprendizagem
Autor(es): Freitas, Elcilêneo Alves de
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Educação - efeito das inovações tecnológicas
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 4-Mai-2017
Referência: FREITAS, Elcilêneo Alves de. A percepção dos alunos do Centro Educacional 05 de Taguatinga sobre o ambiente virtual de aprendizagem. 2015. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho acadêmico tem como temática a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, através da plataforma moodle, por alunos do Centro Educacional 05 de Taguatinga – CED 05. A pesquisa teve um caráter quali-quantitativo e foi desenvolvida através de um questionário respondido por 15 alunos, sendo cinco de cada série do ensino médio, no turno matutino daquela escola. O desenvolvimento tecnológico atual, e que atinge principalmente os jovens em idade escolar, força uma mudança no comportamento dos educadores. Não há mais como o professor ignorar as vantagens que o avanço da tecnologia pode trazer a sua aula. As novas tecnologias fazem parte do cotidiano de nossos alunos e devem, portanto, serem incorporados às práticas pedagógicas. O foco principal desse estudo foi verificar, sob o enfoque pedagógico, como a aprendizagem através de um ambiente virtual de aprendizagem interfere no comportamento didático dos alunos das três séries do ensino médio. Por vezes os alunos, por serem jovens, são considerados imaturos para certas experiências. A utilização das Tics nas escolas ainda é um assunto bem controverso, no entanto, no CED 05, vários professores já utilizam ferramentas tecnológicas em suas aulas. Nessa escola, os alunos já estão habituados a estudarem em casa, com conteúdo postado pelo professor na plataforma e inclusive a fazerem provas individuais em suas residências. A conclusão a que esta pesquisa chegou foi que, mesmo com algumas observações, como o laboratório de informática que não atende a demanda dos alunos, a dificuldade em se conectar a internet e o despreparo de alguns professores em utilizar esta plataforma, os alunos aprovam o uso do “moodle” como ferramenta didática complementar às aulas presenciais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons