Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaCarolinaCorreaBarbosa.pdf424,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações entre estilos gerenciais e clima organizacional : um estudo em Empresas Juniores do Distrito Federal
Autor(es): Barbosa, Maria Carolina F. G. Correa
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Estilos gerenciais
Liderança
Comportamento organizacional
Empresa Júnior
Data de apresentação: 26-Jan-2011
Data de publicação: 6-Mai-2011
Referência: BARBOSA, Maria Carolina F. G. Correa. Relações entre estilos gerenciais e clima organizacional: um estudo em Empresas Juniores do Distrito Federal. 2011. 94 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Liderança e clima organizacional são variáveis freqüentemente investigadas na literatura de comportamento organizacional, mas que, devido à diversidade de conceitos a elas relacionadas, geram divergências e controvérsias importantes na área. Verifica-se falta um consenso a respeito de como operacionalizá-las no escopo das organizações. Por vezes, na literatura, sugere-se que o comportamento dos líderes nas organizações e a forma como se relacionam com seus subordinados configura-se uma variável antecedente e, possivelmente, preditora do clima organizacional. Contudo, são poucos os relatos empíricos que verificaram a consistência dessas afirmações. Considerando-se este escopo, o presente trabalho tem como principal objetivo estudar, empiricamente, a existência de associações entre estilos gerenciais e a percepção de dimensões de clima organizacional em Empresas Juniores do Distrito Federal. Essas empresas configuram-se como organizações sem fins lucrativos, gerenciadas por estudantes de graduação, visando proporcionar a eles as primeiras experiências profissionais em suas áreas de atuação. Para cumprir tal objetivo, recorreu-se à revisão de literatura da área, visando melhor compreender os conceitos e teorias a respeito de liderança e clima organizacional, assim como da relação entre esses dois construtos. Quanto ao método, a pesquisa se caracterizou como sendo exploratória, descritiva e correlacional. Foram aplicados questionários com 147 membros de Empresas Juniores no DF. As conclusões do estudo não podem ser generalizadas para outras organizações, visto que o contexto relacionado a Empresas Juniores é bastante particular, porém, a metodologia utilizada pode ser replicada, com os devidos aprimoramentos, para estudos futuros em outras empresas. Ao final, são apresentadas as limitações desta pesquisa, assim como sugestões para futuros estudos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1676
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons