Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DaianaMariaSilva_tcc.pdf676,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico : o que pensam os professores sobre essa função
Autor(es): Tiago, Daiana Maria Lima Silva
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Diniz, Sônia Regina
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Professores
Data de apresentação: 2-Dez-2015
Data de publicação: 4-Mai-2017
Referência: TIAGO, Daiana Maria Lima Silva. O coordenador pedagógico: o que pensam os professores sobre essa função. 2015. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho procurou conhecer as concepções e opiniões de professores, gestores e coordenadores sobre a identidade e as funções dos coordenadores pedagógicos e dessa forma identificar como esse conhecimento influencia na atuação profissional do coordenador. A identidade do coordenador pedagógico necessita de mais atenção e conhecimento por parte de todos os envolvidos no contexto escolar. Seu trabalho, por vezes, se perde diante das demandas e situações diversas que ocorrem no ambiente escolar. Lima e Santos (2007, p.82) afirmam que tendo a prática e o olhar docente como referência, o coordenador enfrenta o desafio de construir seu novo perfil profissional e delimitar seu espaço de atuação. É necessário conhecer e valorizar a identidade e as funções do coordenador para que o mesmo possa desempenhar seu real papel na escola, buscando sempre realizar um trabalho de excelência e focado nas suas atribuições. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa participante que consistiu em aplicação de questionários para gestores, professores e coordenadores pedagógicos da Escola Classe 116 de Santa Maria (E.C.116) e, posterior análise dos dados coletados. A pesquisa realizada mostrou que os profissionais da escola conhecem as funções dos coordenadores pedagógicos, mas ainda solicitam demandas extras aos mesmos, fortalecendo assim, a visão do coordenador pedagógico como o profissional “faz tudo”. Nesse sentido, faz-se necessário que professores e coordenadores ampliem o diálogo sobre qual é o papel do coordenador pedagógico, para que o mesmo possa firmar sua identidade profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons