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Título: Inovação e qualidade em restaurantes : estudos de caso em Brasília
Autor(es): Nogueira, Márcio Bersani
Orientador(es): Vargas, Eduardo Raupp de
Assunto: Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Qualidade nos serviços
Data de apresentação: 2-Fev-2011
Data de publicação: 6-Mai-2011
Referência: NOGUEIRA, Márcio Bersani. Inovação e qualidade em restaurantes: estudos de caso em Brasília. 2011. 45 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho está focado na forma que a inovação influencia na qualidade dos serviços prestados nos restaurantes pesquisados. A premissa é que Brasília possui uma área gastronômica desenvolvida e em expansão. Uma hipótese é de que a inovação em serviços, bastante dependente da relação cliente/empresa, teria embasamento a serem aplicados na área gastronômica. Para que fosse analisada esta relação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a gestores de restaurantes. Das dez empresas pesquisadas, nove apontaram trabalhar com inovação e essas estão entre os restaurantes que se destacam no mercado local. Além disso, o gestor inovador possui características diversas, com destaque para o profundo conhecimento do setor alimentício e uma apurada visão de mercado. Uma das conclusões é de que as inovações precisam de uma base mais sólida. Essa base é diretamente afetada pela capacitação dos trabalhadores do setor. Por último, observou-se que a busca por uma metodologia estanque ou única para inovações no setor poderá mostrar-se inexequível, já que cada empresa possui um processo adequado à sua cultura. Sugere-se que futuras pesquisam possam analisar a visão do cliente sobre inovação, por exemplo: se a inovação aplicada nos restaurantes influencia na escolha do estabelecimento e se o valor recebido agregado pela inovação é percebido pelo consumidor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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