Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DavidDeSousaBrandao_tcc.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A aplicação da Dinâmica de Sistemas no funcionamento de neurônios
Autor(es): Brandão, David de Sousa
Orientador(es): Costa, Ismael Victor de Lucena
Coorientador(es): Furtado, Danilo Arruda
Assunto: Neurociências
Modelo de Hodgkin-Huxley
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 2-Mai-2017
Referência: BRANDÃO, David de Sousa. A aplicação da Dinâmica de Sistemas no funcionamento de neurônios. 2016. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Em matérias da ciência como física, química, astronomia, dentre outras, a modelagem geralmente, necessita de um conhecimento matemático grande para utilizar os métodos de modelagem. O presente trabalho tem a proposta de apresentar um método prático e que não depende desse amplo conhecimento matemático que é o método Dinâmica de Sistemas, o método será aplicado à um modelo muito expressivo, ganhador do Nobel, que é o modelo de Hodgkin e Huxley para axônio da lula gigante. Será apresentado o modelo com todos os seus parâmetros e o que é, que ferramentas são utilizadas e como funciona a Dinâmica de Sistemas, junto a um à construção de um modelo exemplo mostrando seu passo a passo e como é a utilização do site Insight Maker para este fim. Após isso, será feita a construção do modelo de Hodgkin e Huxley em Dinâmica de Sistemas mostrando o passo a passo, criação dos parâmetros e seus respectivos links, com o modelo pronto será feita a análise do modelo, observando o gráfico dos parâmetros e dando um significado físico aos seus comportamentos. Este trabalho nos proporcionou visualizar que a Dinâmica de Sistemas é uma ferramenta prática, de fácil compreensão e manuseio aos que modelam e didática podendo ser utilizada como recurso na apresentação de modelos em sala de aula.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons