Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16739
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AthosDanielDaRocha_tcc.pdf689,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico no âmbito da Escola Classe Sobradinho dos Melos
Autor(es): Rocha, Athos Daniel da
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Coorientador(es): Diniz, Sônia Regina
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Comunidade escolar
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 2-Mai-2017
Referência: ROCHA, Athos Daniel da. O coordenador pedagógico no âmbito da Escola Classe Sobradinho dos Melos. 2015. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho buscou trazer contribuições para os profissionais que atuam nas instituições de ensino. O objetivo geral foi analisar o perfil do coordenador pedagógico em meio as diversas concepções da comunidade escolar e do Estado e os objetivos específicos foram avaliar a função do CPL segundo a legislação do DF, retratar a forma como o coordenador pedagógico é visto pela comunidade escolar e pelo Estado e apresentar um perfil que atualmente o CPL deve oferecer para atuar nas instituições de ensino do DF. Para detalhar essas nuances e procurar descrever um modelo de coordenador vocacionado para exercer as atividades que movimentam a escola, esta pesquisa demonstrou como os profissionais que atuam na SEEDF o conceituam e a legislação que rege sua função. Embora tenha sido realizado na Escola Classe Sobradinho dos Melos a realidade encontrada pode ser vivenciada em outras instituições de ensino do DF. Foi empregada a metodologia da pesquisa qualitativa, sendo adotado o Estudo de Caso realizado através do questionário de coleta de dados. Os resultados encontrados nesta pesquisa perpassam pela experiência que um CPL deverá ter na área de educação, se identificar com a função além de dominar a legislação. Com o passar dos anos a função de coordenador vem sendo depreciada fazendo com que poucos profissionais se interessem em assumi-la, mas os poucos que assumem devem ter consigo certos requisitos: ser participativo, líder, pesquisador, dinâmico, interessado e acima de tudo conhecedor das legislações. Assim todos envolvidos como a direção, docentes, estudantes, servidores e os pais ou responsáveis deverão ter conhecimento das atribuições deste profissional que é imprescindível no quadro das instituições de ensino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons