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Título: Simulação numérica do buffet transônico utilizando as equações de Euler
Autor(es): Camargo, Emerson Almeida
Amaral, Thales Lorenzo
Orientador(es): Miserda, Roberto Francisco Bobenrieth
Assunto: Aeronaves
Equações de Euler
Buffet transônico
Data de apresentação: 23-Nov-2016
Data de publicação: 2-Mai-2017
Referência: CAMARGO, Emerson Almeida; AMARAL, Thales Lorenzo. Simulação numérica do buffet transônico utilizando as equações de Euler. 2016. xiii, 184 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: No presente trabalho foi simulado um escoamento compressível ao redor do aerofólio supercrítico OAT15A, utilizando as equações de Euler, buscando-se observar o fenômeno do buffet transônico. Foram implementadas três diferentes condições de contorno no aerofólio: escorregamento, não deslizamento e escorregamento parcial. Para a primeira condição, foi observado que o modelo reproduziu o buffet, porém, em ângulos de ataque muito acima daqueles obtidos experimentalmente. Foram realizadas análises dos resultados, bem como a proposição de um modelo que explica a física do buffet. Com a imposição da condição de não deslizamento o fenômeno do buffet foi observado para valores de ângulo de ataque inferiores àqueles verificados experimentalmente. Com a condição de escorregamento parcial, foi encontrado um fator de escorregamento capaz de aproximar os resultados numéricos dos experimentais. Utilizou-se o código Virtual Aeroacoustic Tunnel (VAT) desenvolvido pelo Laboratório de Aeroacústica Virtual (Computational Aeroacoustics Laboratory - CAALab) da Universidade de Brasília.
Abstract: In the present work, compressible flow around OAT15A supercritical airfoil was simulated using Euler equations aiming to study the appearence of the transonic buffet. Three different boundary conditions were imposed over the airfoil: free slip, no-slip and partial slip condition. For the first condition, the model reproduced the buffet, but for angles of attack way higher than those obtained experimentally. Analyzes of the results were carried out, as well as the proposal of a model that explains the buffet’s physics. With the imposition of no-slip condition the buffet phenomenon was observed at values of incidence angles lower than those observed experimentally. With the partial slip condition, a slip factor able to approximate the numerical and exerimental results was found. This work used the Virtual Aeroacoustic Tunnel (VAT) code created by the Computational Aeroacoustics Laboratory (CAALab) of the University of Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.
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