Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16728
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuisaBontempoNunes_tcc.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma investigação sobre a percepção do jogador em relação a diferentes mecanismos de entrada em um jogo para reabilitação controlado por movimento
Autor(es): Nunes, Luísa Bontempo
Orientador(es): Castanho, Carla Denise
Assunto: Reabilitação
Jogos eletrônicos
Computação ubíqua
Data de apresentação: 12-Ago-2016
Data de publicação: 27-Abr-2017
Referência: NUNES, Luísa Bontempo. Uma investigação sobre a percepção do jogador em relação a diferentes mecanismos de entrada em um jogo para reabilitação controlado por movimento. 2016. xii, 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Neste trabalho, desenvolveu-se um jogo denominado Fisiogame. Ele foi concebido no âmbito da terapia de reabilitação e pode receber entrada de mais de um dispositivo de captura de movimento. Para testar se diferentes métodos de entrada causariam mudanças na experiência do jogador, o jogo foi testado num experimento com participantes voluntários em que um grupo usou um sensor IMU para executar os movimentos e outro, um smartphone. Após jogarem o Fisiogame, os participantes responderam a uma entrevista baseada em conceitos da Teoria do Flow e a análise das respostas dadas mostrou que houve pouca ou nenhuma diferença na experiência dos jogadores entre os dois grupos, indicando que a substituição do mecanismo de entrada é viável.
Abstract: For this research, a game called Fisiogame was developed. It is was conceived for use in rehabilitation therapy, and is special in that it can use different types of input devices. To assess the possibility of a change in the input method impacting the player’s experience, the game was put to test in an experiment with voluntary participants in which one group used an IMU sensor to capture their own motions and another group used a smartphone. After playing Fisiogame, each participant then answered an interview whose questions were based on Flow Theory concepts, and an analysis of the responses given revealed little to no difference between the experience of players in both groups, indicating that the substitution of the input method is viable.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons