Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CrislaneRochaVieira_tcc.pdf4,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenação e planejamento : o papel das reuniões no desenvolvimento das atividades do PIBID de Ciências Naturais
Autor(es): Vieira, Crislane Rocha
Orientador(es): Silva, Delano Moody Simões da
Assunto: Professores - formação
Coordenação pedagógica
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 27-Abr-2017
Referência: VIEIRA, Crislane Rocha. Coordenação e planejamento: o papel das reuniões no desenvolvimento das atividades do PIBID de Ciências Naturais. 2016. [22] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem por um de seus objetivos "elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura", neste projeto são realizadas semanalmente coordenações em dias e horários distintos, com os professores/supervisores no ambiente escolar, e com os professores/coordenadores na universidade. O objetivo deste estudo é investigar o papel que as coordenações ou reuniões de planejamento no ambiente escolar têm no desenvolvimento das atividades do PIBID de ciências naturais. O estudo foi realizado utilizando a metodologia qualitativa, o publico alvo foram três professores supervisores e seis estagiários-bolsistas das escolas participantes do projeto. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com os professores supervisores, a partir da análise das descrições das entrevistas, foi elaborado um questionário para ser aplicado aos alunos. Com os resultados encontrados, podemos constatar que essas reuniões de planejamento são de grande importância na formação dos bolsistas do projeto, pois auxiliam no seu crescimento profissional, propondo situações diversas para que seja trabalhada a postura dos futuros professores. Para eles o ato de planejar contribui para o melhor desenvolvimento de suas atividades, ajudando na construção de cidadãos críticos e alfabetizados cientificamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons