Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16727
Título: | Coordenação e planejamento : o papel das reuniões no desenvolvimento das atividades do PIBID de Ciências Naturais |
Autor(es): | Vieira, Crislane Rocha |
Orientador(es): | Silva, Delano Moody Simões da |
Assunto: | Professores - formação Coordenação pedagógica Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) |
Data de apresentação: | Nov-2016 |
Data de publicação: | 27-Abr-2017 |
Referência: | VIEIRA, Crislane Rocha. Coordenação e planejamento: o papel das reuniões no
desenvolvimento das atividades do PIBID de Ciências Naturais. 2016. [22] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem por um de
seus objetivos "elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de
licenciatura", neste projeto são realizadas semanalmente coordenações em dias e horários
distintos, com os professores/supervisores no ambiente escolar, e com os
professores/coordenadores na universidade. O objetivo deste estudo é investigar o papel que
as coordenações ou reuniões de planejamento no ambiente escolar têm no desenvolvimento
das atividades do PIBID de ciências naturais. O estudo foi realizado utilizando a metodologia
qualitativa, o publico alvo foram três professores supervisores e seis estagiários-bolsistas das
escolas participantes do projeto. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com os
professores supervisores, a partir da análise das descrições das entrevistas, foi elaborado um
questionário para ser aplicado aos alunos. Com os resultados encontrados, podemos constatar
que essas reuniões de planejamento são de grande importância na formação dos bolsistas do
projeto, pois auxiliam no seu crescimento profissional, propondo situações diversas para que
seja trabalhada a postura dos futuros professores. Para eles o ato de planejar contribui para o
melhor desenvolvimento de suas atividades, ajudando na construção de cidadãos críticos e
alfabetizados cientificamente. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons