Resumo: | O trabalho apresenta reflexões acerca da minha trajetória de formação, considerando o período de estudos na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e na Universidade de
Brasília. O contexto da formação em arte compreendeu tanto o âmbito acadêmico, como questões de pesquisa, aplicação e experimentação a partir do desenvolvimento de projetos culturais, culminando por exemplo, na realização de oficinas de Desenho e
Histórias em Quadrinhos e espetáculos circenses. A experiência com as oficinas de
desenho, em especial, possibilitou pensar o mesmo como mecanismo para a criatividade no contexto do ensino de arte, como também, considerar as histórias em quadrinhos como recurso didático-pedagógico no tocante as aprendizagens ocorridas ao longo da vida dos sujeitos. Nesse sentido, foram desenvolvidas oficinas contextualizadas com os projetos culturais: Reciclando em Quadrinhos (2010), Ponto de Cultura em Quadrinhos (2009) e Leitura em Quadrinhos (2008), abarcando as localidades do Riacho Fundo li e Gama, ambas no Distrito Federal. As reflexões teóricas foram pautadas nos autores Farthing, (2010), Cirne (1943), Lannone (1994), Freire, (2015), os quais trouxeram relevante fundamentação, dentre outras referências determinantes para o estudo. |