Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16723
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaRitaLisboaAguiar_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A colagem como produção artística nas aulas de artes visuais
Autor(es): Aguiar, Maria Rita Lisboa da Silva
Orientador(es): Castro, Vera Marisa Pugliese de
Assunto: Arte na educação
Colagem
Prática de ensino - arte
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2017
Referência: AGUIAR, Maria Rita Lisboa da Silva. A colagem como produção artística nas aulas de artes visuais. 2015. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015.
Resumo: O presente estudo é resultado de uma pesquisa sobre a colagem artística desenvolvido com os alunos que cursam a Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares no município de Arinos – MG. Reconhece-se a importância da realização da colagem artística em sala de aula mediada pelo professor, como forma de desenvolver e ao mesmo tempo aperfeiçoar o aprendizado do aluno, propondo novos caminhos que o estimule despertar a motivação e a construção de conhecimentos. Tal pesquisa é baseada no estudo dos precursores da colagem artística, Pablo Picasso e Georges Braque, cuja produção final foi exposta através dos trabalhos práticos dos alunos. Tem como objetivo geral demonstrar como colagem artística pode ser um importante aliado no processo de aprendizagem do aluno e como objetivos específicos estimular o senso artístico do aluno; desenvolver capacidade do aluno em atribuir novas ideias e significados às imagens e incentivar o aluno a conhecer e desenvolver os elementos constitutivos das Artes Visuais através da colagem artística em papel utilizando materiais naturais extraídos da natureza, tais como, sementes de abóbora, de cibipicunha, Pau Brasil, girassol, arroz com casca, feijão preto, milho, sicupira, tamarindo, urucum e feijão branco. De natureza aplicada, qualitativa, exploratória, de revisão bibliográfica e do ponto de vista dos procedimentos metodológicos abrange uma pesquisa de campo. A partir dos dados coletados, chega-se a conclusão de que a proposta da colagem trouxe resultados positivos, uma vez que os educandos realizaram a atividade com satisfação mostrando serem capazes de ampliar os conhecimentos em artes. Tiveram a oportunidade de descobrir e explorar novas técnicas artísticas sobre o uso de materiais naturais. Conheceram, manipularam e valorizaram os mesmos, utilizando-os como ferramentas para o ensino da arte.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons