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Título: Alimentação escolar saudável
Autor(es): Gomes, Wedna da Silva Teixeira
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Alimentação saudável
Educação de crianças
Merenda escolar
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 27-Abr-2017
Referência: GOMES, Wedna da Silva Teixeira. Alimentação escolar saudável. 2016. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A alimentação saudável é primordial para crianças em idade escolar, pois é capaz de evitar déficits, carências e excessos nutricionais, além de melhorar o aproveitamento escolar. O objetivo dessa pesquisa é analisar as condições e qualidade da política de alimentação escolar na comunidade Escolar. Este estudo enfatiza o importante passo dado com as mudanças ocorridas nas últimas décadas pela instituição da lei que regula o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). As questões de pesquisa foram realizadas por meio de questionário em duas escolas do município de Nova Roma, analisando se a merenda está cumprindo com seu papel de contribuir para melhorar a alimentação dos educandos, e evitar a desnutrição nas escolas e ainda se a merenda oferecida pela escola tem contribuído para melhorar o desempenho dos alunos. Visto que alunos bem alimentados apresentam maior aproveitamento escolar, reduzindo os níveis de absenteísmo, repetência e evasão escolar, além de contribuir para o equilíbrio necessário para seu crescimento e desenvolvimento. A metodologia usada para essa pesquisa foi a pesquisa junto a comunidade escolar analisando o tipo de alimentação oferecida nas escolas do Povoado Cana Brava incentivando os envolvidos a participarem com sugestões e eleição de prioridades às necessidades básicas da alimentação escolar. Em seguida propor e organizar debates permanentes com os participantes da comunidade escolar com palestra com a nutricionista e secretaria da educação para falar do PNAE e a consolidação do conselho escolar. Portanto, o trabalho foi realizado através de um estudo bibliográfico, através da leitura, análise e reflexão de vários autores encontrar respostas para o questionamento que dirige a pesquisa e com a pesquisa em campo, para que nos auxilie na comprovação do tema proposto. Embasado teoricamente no diálogo com os autores: SANTOS, (1989); MAZILLI, (1987); FREITAS, (2002); CAVALCANTE (2009); PERRONI (2013); FERNANDES, (2006); SCHMITZ, (2008).
Abstract: Healthy eating is essential for school children, it is able to avoid deficits, deficiencies and nutritional excesses, and improve school performance. The objective of this research is to analyze the conditions and quality of school food policy community in order to investigate the nutritional value of school meals, and how the management group has managed resource national program of school meals. This study emphasizes the important step taken with the changes in recent decades by the institution of the law governing the PNAE, must be combined with actions of social participation to demand compliance, ensuring the necessary conditions for good nutrition in its most dimension large. The research questions were conducted through a questionnaire in two schools in the city of New Rome, analyzing the feeding is fulfilling its role of contributing to improve the nutrition of students, and prevent malnutrition in school and even if the meals offered by school is nutritionally adequate to ensure better child available to the challenges of learning and guide their students to practice good lifestyle habits. Since well-fed students have higher educational attainment, reducing absenteeism levels, repetition and dropout, and contribute to the balance needed for their growth and development. The methodology used for this research was to survey the school community analyzing the type of food offered in schools of the town Cana Brava encouraging those involved to participate with suggestions and selection of priorities to the basic needs of school meals. Then propose and organize ongoing discussions with the participants of the school community to talk with the nutritionist and secretary of education to speak of PNAE and consolidation of the school board. Therefore, the work was done through a literature study, which is intended by reading, analysis and reflection of various authors find answers to the question that drives the research and research in the field, to assist in the verification of the proposed theme . theoretically grounded in dialogue with the authors: SANTOS (1989); Mazilli (1987); FREITAS (2002); Cavalcante (2009); PERRONI (2013); FERNANDES (2006); SCHMITZ, (2008).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2016.
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