Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16717
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianaFerreiraAlves_tcc.pdf743,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção de educadores sobre a coordenação pedagógica ante os contextos de alunos em situação de risco e ou vulnerabilidade : a Escola em rede
Autor(es): Alves, Adriana Ferreira Lima
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Evangelista, Mauro Gleisson de Castro
Assunto: Educação de crianças
Violência na escola
Coordenação pedagógica
Vulnerabilidade social
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 27-Abr-2017
Referência: ALVES, Adriana Ferreira Lima. A percepção de educadores sobre a coordenação pedagógica ante os contextos de alunos em situação de risco e ou vulnerabilidade: a Escola em rede. 2015. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A escola do hoje convive com os fenômenos da violência manifestos dentro e fora da instituição. Para o enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade são necessárias ações pedagógicas que visam a prevenção e proteção de crianças e adolescentes. Com o intuito de construir uma cultura de solidariedade e dignidade humana surge este estudo que buscou investigar a percepção dos educadores sobre o espaço da coordenação pedagógica como promotora de ações de prevenção e de proteção aos alunos em peculiar situação de risco e ou vulnerabilidade. Buscou-se ainda investigar a percepção dos profissionais de educação sobre os quadros de risco e ou vulnerabilidade entre os alunos. Na metodologia optou-se pela abordagem qualitativa e a modalidade estudo de caso. Os métodos de pesquisa foram observação participante e o questionário com a participação de seis profissionais de educação. Os resultados apontam para a necessidade de ressignificação do espaço da coordenação pedagógica e de implementar mais ações preventivas e articuladas com a Rede de Proteção Social, principalmente no que diz respeito às situações de risco e vulnerabilidade percebidas na escola. Favorecer as redes na e da Escola pode promover esse espaço da coordenação pedagógica com ações exitosas e de vivência de uma cultura de solidariedade em nossas escolas.
Abstract: The school nowadays lives with the phenomena of manifest violence inside and outside the institution. For dealing with risk and vulnerability situations are necessary pedagogical actions aimed at prevention and protection of children and adolescents. In order to build a solidarity and human dignity culture appears this study to investigate the perception of educators on the space of pedagogical coordination as a promoter of preventive actions and protection to students in particular risk and or vulnerability. It has also aimed to investigate the perception of education professionals on the frames of risk and vulnerability between the students. The methodology chosen was the qualitative approach and the study type of case. The research methods were participant observation and the questionnaire with the participation of six education professionals. The results point to the need for reframing the space of pedagogical coordination and implement more preventive and coordinated with the Social Protection Network, particularly with regard to risk situations and vulnerability perceived at school. Encourage networking and the school can promote the space of pedagogical coordination with successful actions and experiences of a culture of solidarity in our schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons