Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnnaLuizaValente_DeboraSgarioniSantos_tcc.pdf2,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação qualitativa da pluma de contaminação do braço do Riacho Fundo, Lago Paranoá - DF
Autor(es): Pinho, Anna Luiza Valente de
Santos, Debora Sgarioni
Orientador(es): Gomes, Lenora Nunes Ludolf
Coorientador(es): Amorim, Ariuska Karla Barbosa
Assunto: Água - qualidade
Poluição
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 27-Abr-2017
Referência: PINHO, Anna Luiza Valente de; SANTOS, Debora Sgarioni. Avaliação qualitativa da pluma de contaminação do braço do Riacho Fundo, Lago Paranoá - DF. 2016. xii, 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo visa avaliar a qualidade da água do braço do lago Paranoá com afluências do ribeirão Riacho Fundo e do efluente da ETEB-Sul, com intuito de analisar a distribuição da pluma de contaminação proveniente destas fontes de cargas. Foi feito o monitoramento de parâmetros bióticos (coliformes totais e Escherichia coli) e abióticos (amônia, nitrato, fósforo total, ortofosfato, demanda química de oxigênio) de outubro de 2015 a abril de 2016. A partir desses dados, foram feitos perfis longitudinais com o uso do programa Surfer, que juntamente com os dados disponíveis de precipitação, permitiram uma verificação da interferência das diferentes afluências bem como da conformidade dos parâmetros com a legislação vigente. Os resultados de fósforo indicam o estado hipereutrófico do lago, excedendo o valor estabelecido pela CONAMA 357/05. Os resultados dos parâmetros da série nitrogenada respeitam o valor limite definido pela mesma resolução, e os valores de oxigênio dissolvido obedeceram ao mínimo exigido. A quantificação de E. coli indicou áreas impróprias para o uso de acordo com a CONAMA 274/00, e os valores de coliformes totais confirmaram o lançamento de esgotos não-tratados pela galeria pluvial. Não se pôde inferir influência direta da precipitação sobre os parâmetros avaliados neste estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons