Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16713
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NathaliaCoelhoJacomeAraujo_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As concepções de interdisciplinaridade dos licenciandos em Ciências Naturais : o papel da disciplina de estágio supervisionado
Autor(es): Araújo, Nathália Coelho Jacome
Orientador(es): Silva, Delano Moody Simões da
Coorientador(es): Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Assunto: Estudantes universitários - licenciatura
Professores - formação
Estágios supervisionados
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 26-Abr-2017
Referência: ARAÚJO, Nathália Coelho Jacome. As concepções de interdisciplinaridade dos licenciandos em Ciências Naturais: o papel da disciplina de estágio supervisionado. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Uma das finalidades da educação no Brasil é a formação de cidadãos cientes de seu lugar no mundo, de sua importância e de sua relevância à modificação da realidade em que vive. O ensino de ciências é uma área que complementa e atende a este propósito, e a formação do futuro professor mostra-se de fundamental importância para esse processo quando engajada no incentivo e na orientação à uma prática integradora. Este trabalho investiga as concepções dos licenciandos sobre interdisciplinaridade no início e no final de uma disciplina de estágio supervisionado de ensino voltado à abordagem interdisciplinar, no curso de Licenciatura em Ciências Naturais, e discute sobre a influência desta disciplina na construção de uma identidade de futuro professor capaz de reconhecer o papel do trabalho interdisciplinar no ensino. Por meio de pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos o questionário e a entrevista semiestruturada, obteve-se como resultado a confirmação de que uma disciplina de estágio pedagógico com enfoque na abordagem interdisciplinar é relevante à construção de concepções mais abrangentes sobre a interdisciplinaridade e sua importância social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons