Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16710
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RafaelaBallianaDeVasconcelos_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação psicométrica de um instrumento para mensuração de autoeficácia
Autor(es): Vasconcelos, Rafaela Balliana Bragança de
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Psicometria
Autoeficácia
Análise fatorial
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 26-Abr-2017
Referência: VASCONCELOS, Rafaela Balliana Bragança de. Avaliação psicométrica de um instrumento para mensuração de autoeficácia. 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Psicometria é uma área da Psicologia que se caracteriza por expor fenômenos psicológicos ou construtos através de números, que são mensurados por meio da aplicação de conhecimentos estatísticos e matemáticos a esse âmbito. Um construto relevante dentro da Psicometria, a autoeficácia se caracteriza como a crença do ser humano quanto á sua capacidade de realizar com sucesso determinada tarefa. Esse conceito possui aplicações em vários campos do conhecimento, entre eles, a Educação. O presente estudo tem por objetivo avaliar a qualidade do instrumento para a mensuração da autoeficácia, dentro da avaliação do Programa Famílias Fortes. Para tanto, métodos de avaliação de fidedignidade e validade desse instrumento foram empregados. Através da técnica da Análise Fatorial Exploratória foram obtidos fatores referentes à três dimensões da autoeficácia (aprendizagem autorregulatória, eficácia autoassertiva e eficácia suporte social). Houve evidências de validade de construto satisfatórias quanto à qualidade do instrumento em estudo, porém, quanto à fidedignidade, uma subescala apresentou fidedignidade adequada, enquanto que as outras duas não foram tão boas. Por fim, ressalta-se que para um estudo inicial, os resultados obtidos foram coerentes com outros estudos e que para um estudo mais abrangente talvez seja necessária uma maior exploração dos tópicos, aqui, abordados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2016.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons