Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16691
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaKatiaDaCostaSilva_tcc.pdf2,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação continuada na coordenação pedagógica : a reflexão dos professores de uma escola da rede pública inseridos no âmbito do curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Autor(es): Silva, Ana Kátia da Costa
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Coordenação pedagógica
Professores alfabetizadores
Professores - formação continuada
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Data de apresentação: 30-Nov-2015
Data de publicação: 25-Abr-2017
Referência: SILVA, Ana Kátia da Costa. Formação continuada na coordenação pedagógica: a reflexão dos professores de uma escola da rede pública inseridos no âmbito do curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho trata da formação continuada no espaço tempo da coordenação pedagógica, sob a perspectiva dos professores alfabetizadores da Escola Classe 415 de Samambaia, no âmbito do curso Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC. O objetivo principal do trabalho é compreender como os professores alfabetizadores cursistas percebem essa experiência em relação ao seu desenvolvimento profissional e ao seu fazer pedagógico no cotidiano da sala de aula. Tendo como objetivos específicos entender como o espaço de coordenação pedagógica na escola é fortalecido por meio dos cursos de formação continuada dessa ordem e também analisar como o coordenador pedagógico local pode articular esses saberes e práticas vindos da formação junto aos demais docentes da escola. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa por atender melhor aos objetivos propostos. O método escolhido foi a pesquisa-ação e os meios de coleta de dados foram a ação direta do pesquisador; a análise documental dos registros reflexivos produzidos pelas professoras durante o PNAIC nos anos de 2013-2015, seus memoriais, entrevistas; assim como a análise da observação de práticas na escola e em sala de aula. A partir da pesquisa foi possível inferir que os professores e coordenadores creditam à formação contínua a transformação qualitativa de suas práticas e consideram que incidem diretamente na melhoria da aprendizagem de seus educandos e na organização do trabalho pedagógico da escola em que atuam.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons