Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1668
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FlavioAugustoQueirozSilva.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A proposta epistemológica de A. J. Greimas a partir da relação entre a leitura e a estrutura profunda da significação
Autor(es): Silva, Flávio Augusto Queiroz e
Orientador(es): Duarte, Pedro David Russi
Assunto: Leitura
Semiótica
Estruturalismo (Análise literária)
Intertextualidade
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 5-Mai-2011
Referência: SILVA, Flávio Augusto Queiroz e. A proposta epistemológica de A. J. Greimas a partir da relação entre a leitura e a estrutura profunda da significação. 2010. 105 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho procura discutir a proposta epistemológica da semiótica de Algirdas J. Greimas, analisando a relação entre a estrutura profunda da significação e os conceitos de leitura e leitura de mundo. Em outras palavras, propõe-se analisar os fundamentos do pensamento greimasiano, entendendo que o estudo do percurso gerativo do sentido e do conceito de leitura abre um caminho para compreender como se constitui esse ponto de vista e como ele olha para o mundo. Essa abordagem se dá, primeiro, pela localização histórica e conceitual dos trabalhos desenvolvidos por Greimas, e depois pela sustentação de seus pressupostos no método estruturalista. Em seguida, pela análise dos conceitos de leitura, texto e representação, entre outros, pode-se ver como a semiótica greimasiana entende o que é o sentido e como ele é produzido no mundo. Finalmente, centrase a abordagem no quadrado semiótico e no modelo actancial, tomados aqui como um exercício de raciocínio que constrói um olhar e que, por sua vez, possibilita as análises que vamos comentar na última parte do trabalho.
Abstract: This work examines the epistemological proposition of Algirdas J. Greimas’ semiotics, analyzing the connection between the elementary structure of signification and the concepts of reading and reading of the world. In other words, we will study the grounds upon which the greimasian semiotics rests, examining the generative process and the concept of reading. This step allows us to understand the composition of the greimasian “point of view” and the way it looks at the world. Our approach will be to, first, localize Greimas’ works historically and conceptually; then, we will place his ideas in the structuralist domain. Next, we will plunge into the concepts of reading, text and representation, amongst others, in order to perceive how greimasian semiotics understands the production of meaning in the world. Finally, we will take a special look upon the semiotic square and the actantial model, considered here as an exercise of thinking which builds the analyses on which we will comment, at last.
Résumé: Ce travail a pour bout comprendre le propos épistemologique de la sémiotique de Algirdas J. Greimas, en analysant le rapport entre l’éstructure profonde de la signification et les concepts de lecture et lecture de monde. Autrement dit, on essai d’analyser les fondements de la pensée greimasienne à partir de l’étude du parcours géneratif et du concept de lecture. Ce mouvement nous permet de comprendre la constituiton du « point de vue » greimasien et la façon dont il regarde le monde. Pour ce faire, avant tout, on localise historiquement et conceptuellement les travaux developés par Greimas ; après, on les soutien dans la méthode structuraliste. Ensuite, on approfondit les concepts de lecture, texte et représentation, entre autres, pour apercevoir comment la sémiotique greimasienne comprend le sens et comment il est produit dans le monde. Finalement, on centralise notre regard sur le carré sémiotique et le modèle actanciel, considerés ici comme un exercice de réflexion qui construit un regard et qui, ultérieurement, permet les analyses greimasiennes que nous allons commenter dans la dernière partie de ce travail.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1668
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons