Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaClaudiaBatistaDosSantos_tcc.pdf548,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sala de recursos em escola de zona rural do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Ana Claudia Batista dos
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Projeto político-pedagógico
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: SANTOS, Ana Claudia Batista dos. Sala de recursos em escola de zona rural do Distrito Federal. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve o intuito de compreender que contribuição a Sala de Recursos pode oferecer para uma escola pública de zona rural, bem como visa ressaltar a sua necessária inclusão no Projeto político-pedagógico da escola. O Projeto político-pedagógico é entendido como parte essencial a toda unidade escolar, e este deve ser planejado, construído, executado e avaliado por todos os atores envolvidos no ato de educar, constituindo-se uma construção coletiva, onde precisa deixar claro que cidadão a escola está formando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e análise documental. Verificou-se a relevância da sala de recursos, sendo atuante no tocante a aprendizagem significativa de alunos com necessidades educacionais especiais, bem como, no auxílio de professores regentes, atendendo as singularidades dos educandos, buscando formas diversas de aprendizado. E a sua atuação está de acordo com a legislação em vigor, possibilitando o desenvolvimento de uma educação inclusiva e de qualidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons