Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RitaDeCaciaBordone_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCordeiro, Marisa Araújo-
dc.contributor.authorBordone, Rita de Cácia-
dc.identifier.citationBORDONE, Rita de Cácia. O uso do celular nas aulas de arte. 2015. 28 f., il. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão do curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema “O uso do celular nas aulas de arte” e propõe procurar respostas ao questionamento: como o celular pode ser utilizado didaticamente nas aulas de artes visuais? Existem leis governamentais proibindo o uso do aparelho pelos alunos. Assim, professor e aluno não entram em acordo. O professor quer mostrar no quadro o seu conteúdo e o aluno quer ver na tela do seu celular mensagens, imagens e movimentos. Diante deste conflito surgiu a necessidade desta pesquisa com a intenção de verificar se o aparelho celular, com as suas tecnologias, pode oportunizar aprendizagem mais significativa e atraente para alunos que estão cada vez mais interessados na informatização. A pesquisa foi realizada nas Escolas Estaduais Caetana America de Menezes e Escola Estadual Nilza Luzia Butta no município de Ipatinga-MG, com característica distintas conforme descritas em seus PPP- Projeto Político Pedagógicos. Na parte prática da pesquisa foram realizadas atividades usando o celular com editor de imagens para que os alunos realizassem interferências em imagens de obras artísticas, o objetivo principal da pesquisa foi de investigar uso de mídias móveis na aplicação do conteúdo de artes visuais em sala de aula, identificando junto aos alunos a sua habilidade com o uso do editor de imagens. Usar desta ferramenta nas aulas de arte proporcionou interesse, participação e muita criatividade e o resultado positivo apresentado ao final da pesquisa nos direciona ao uso do celular como mais uma possibilidade na aplicação dos conteúdos de arte nas salas de aulas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordDispositivos móveispt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso do celular nas aulas de artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-24T14:48:08Z-
dc.date.available2017-04-24T14:48:08Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16677-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons